Vagos: Reabilitação da praia da Vagueira já arrancou

Tudo o que não seja abordado nas outras secções será abordado aqui.

Moderador: Moderadores

Avatar do Utilizador
Mr_QuIm
Administrador & CEO
Administrador & CEO
Mensagens: 2640
Registado: sexta abr 27, 2007 5:17 pm
Localização: Aveiro
Género:
Contacto:
Quim’s avatar
A carregar…

Vagos: Reabilitação da praia da Vagueira já arrancou

Mensagem por Mr_QuIm »

Orçada em 1,9 milhões de euros, a intervenção já devia estar concluída, para que a Câmara Municipal iniciasse o projecto aprovado pelo INAG

Com seis meses de atraso e a passo de caracol, com apenas uma retroescavadora de serviço no areal, teve início, a meio da passada semana, a reabilitação dos esporões e defesa aderente da praia da Vagueira.
As obras, da responsabilidade do Ministério do Ambiente, estão a ser coordenadas pelo Instituto da Água (INAG), que há um ano lançou o concurso público para o efeito. Orçada em 1,9 milhões de euros, a intervenção encontra-se definida no programa anteriormente anunciado pela tutela, tendo a sua calendarização sido oportunamente acordada com a autarquia vaguense.
Segundo o presidente da Câmara, Rui Cruz, as obras visam ajudar a travar a erosão “nas próximas três décadas”, embora se desconheça se serão ou não suficientes, dado que o processo erosivo “é galopante se não se fizer nada”. Deveriam ter arrancado no final da época balnear de 2008, o que não aconteceu, por motivos que fonte ligada ao processo, contactada por este jornal, se recusou a comentar.
Um atraso que, de algum modo, colide com o anunciado projecto camarário, destinado a “completar algumas das lacunas” que a empreitada do INAG não prevê. Encarado com algum cepticismo por alguns residentes, tal demora preocupa desde já os proprietários do comércio local, receosos com o negócio no decorrer da época balnear.
“Estou mesmo a ver que isto vai ser um pandemónio”, disse, ao Diário de Aveiro, um empresário ligado ao ramo da restauração. Antevendo a alegada “fuga” de veraneantes, rumo a outras paragens, em particular para o Areão, onde, segundo disse, as condições para fazer praia “são outras, bem melhores”, aquele empresário receia que, também por força da crise, o negócio possa “cair para metade”.
Não é essa, contudo, a opinião da esposa do proprietário de um conhecido restaurante, que não quis ser identificada. Saudando as obras de requalificação, já em curso na Vagueira, reconheceu que “já deviam estar prontas há muito, incluindo o arranjo da zona dos pescadores”, tendo admitido que a frequência de veraneantes não afecta minimamente o negócio, dado que a clientela se encontra “mais ou menos fidelizada todo o ano”.
Negociado com o INAG, o projecto camarário absorve cerca de 935 mil euros, do valor global da candidatura de 3,4 milhões apresentada por aquele organismo, no âmbito do Programa Operacional de Valorização do Litoral.
Para além dos passadiços de madeira e escadas de acesso ao areal, está prevista a protecção do cordão dunar, entre os esporões do Labrego e zona da Arte Xávega, a norte da praia da Vagueira.
Em consenso com o INAG, uma intervenção autónoma na praia do Areão foi já executada no ano passado pela Câmara de Vagos, que adquiriu equipamento e mobiliário urbano e construiu escadas e passadiços.

Fonte: Diário de Aveiro
Administrador/WebMaster do site e do forum!

Imagem

Imagem

Create an account or sign in to join the discussion

You need to be a member in order to post a reply

Create an account

Not a member? register to join our community
Members can start their own topics & subscribe to topics
It’s free and only takes a minute

Registe-se

Sign in