Polícia espanhola não deixou jovem viajar

Tudo o que não seja abordado nas outras secções será abordado aqui.

Moderador: Moderadores

Avatar do Utilizador
Mr_QuIm
Administrador & CEO
Administrador & CEO
Mensagens: 2640
Registado: sexta abr 27, 2007 5:17 pm
Localização: Aveiro
Género:
Contacto:
Quim’s avatar
A carregar…

Polícia espanhola não deixou jovem viajar

Mensagem por Mr_QuIm »

Viagem de fim de curso de quatro estudantes acaba em pesadelo.


Uma estudante portuguesa foi impedida de embarcar para Londres, no sábado, no aeroporto madrileno de Barajas, pela Polícia Nacional de Espanha. Mostrou o Bilhete de Identidade, mas a Polícia exigiu desnecessariamente o passaporte.

A viagem de fim de curso de quatro estudantes da Secundária José Estevão acabou em pesadelo. Tinham como destino Londres, onde iam passar uns dias, mas acabaram por ficar em Madrid. Uma agente da Polícia Nacional de Espanha impediu o embarque de uma das jovens. "Mostrei-lhe o Bilhete de Identidade (BI) e ela disse-me que queria o passaporte, que sem o passaporte não poderia seguir viagem", disse, ao JN, Liliana, de 17 anos, que por ser menor levava a necessária autorização dos pais para poder viajar sozinha.

"Mostrei-lhe esse papel, mas ninguém ligou. Ela disse que queria o passaporte e uma autorização da Polícia portuguesa, que sabemos não existir", conta Liliana. "Quando dissemos que para o Reino Unido apenas precisávamos do BI, a agente chegou a referir que o Reino Unido não fazia parte da União Europeia, sendo por isso imprescindível a apresentação do passaporte", referiu.

O que aconteceu a seguir foram 12 horas de pesadelo. Nem a intervenção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Vilar Formoso (inspectores Martins e Vítor Branco), do Gabinete de Emergência do Consulado Espanhol (Carla Moiteiro) ou da Chanceler portuguesa em Madrid, valeram para resolver o pedido desnecessário da Polícia espanhola, visto que apenas pode ser exigido a autorização parental e o BI. Tão pouco os agentes da Polícia espanhola aceitaram falar telefonicamente com os pais da jovem. Por ser sábado, a Embaixada de Portugal em Madrid estava fechada, e mesmo os telemóveis da agência de viagens que em Portugal fez a reserva dos voos e do hotel em Londres dados pela empresa às jovens para assuntos urgentes estavam desligados, situação não esclarecida, ao JN, por ausência do responsável. "Esperamos que alguém se responsabiliza pelos danos causados", diz Liliana. As colegas não seguiram para Londres por solidariedade e, para agravar a situação, uma mala perdeu-se no aeroporto. Foram feitos protestos na Ibéria (Porto) e para a Embaixada de Espanha em Lisboa - que disse ontem ao JN nada saber - e alertado um deputado europeu.


Fonte: Jornal de Notícias
Administrador/WebMaster do site e do forum!

Imagem

Imagem

Create an account or sign in to join the discussion

You need to be a member in order to post a reply

Create an account

Not a member? register to join our community
Members can start their own topics & subscribe to topics
It’s free and only takes a minute

Registe-se

Sign in